Total de visualizações de página

domingo, 19 de junho de 2011

Cores Infanto-Juvenis no São João do Pelô






A Cia de Dança Infanto-Juvenil da Funceb encheu a Praça das Artes (Pelourinho) de cores de  uma  juventude que sabe se expressar através da Dança. A companhia mostrou passos seguros e firmes xaxando e segurando as rédeas da cultura na  dança  do boi, debaixo  do barro do chão. Confira as fotos e vídeo!!   













quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cia de Dança Infanto-Juvenil da Funceb no São João do Pelô


A  Cia. Infanto-Juvenil da Escola de Dança  da Funceb  faz homenagem Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, neste sábado, dia 18, às 18h00, com a coreografia "Debaixo do Barro do  Chão", inspirada  nos  bailados  do ciclo junino  do Nordeste  Brasileiro, a exemplo do  Côco de Roda, Xaxado, Baião e Cavalo Marinho.  O trabalho será realizado com música  ao  vivo, com releitura de
canções populares, exclusivamente  adaptadas  e arranjadas   por Bira Monteiro, Paulo Sérgio e Alex França, músicos da Escola de Dança da Funceb. Vale a pena conferir!! 

domingo, 12 de junho de 2011

Cia de Dança Infanto-Juvenil da Funceb ganha primeiro lugar no Ballance Festival Nacional de Dança

A Cia de  Dança Infanto-Juvenil  da Funceb comemora sua participação no último dia  04 no   VI Ballace Festival Nacional de Dança em Camaçari, na Grande Salvador, evento que reúne dançarinos de todo o país. A companhia apresentou a coreografia BOI GIRA BUMBÁ, do coreógrafo Denny Neves.  
O universo mitológico feminino presente nas manifestações do bailado do Bumba-Meu Boi e nas  rodas  de Giras é  o tema inspirador da  coreografia .  Nela são apresentadas  através de ritos de passagem, os desejos e desafios de uma nova  etapa  da  transformação humana,  onde  meninas  se  revelam como moças,  assumindo  a  cor VERMELHA  como símbolo  para  suas novas  conquistas. 
Muitos seguros, com muito charme e força,  os dançarinos mostraram uma completa intimidade com a linguagem da dança apresentada e arrancou aplausos da platéia do  Ballance em cena aberta por três vezes.   O trabalho terminou recebendo os prêmios de Destaque e 1º. lugar na Categoria  Infantil  Dança Popular  e o  grupo foi convidado a participar em agosto, em Santos (SP), das eliminatórias para  o Youth America Grand Prix, em  Nova York, um dos maiores  festivais de dança do  mundo. Youp!!!! Parabéns ao grupo! Confira o resultado do festival no http://ballacenews.blogspot.com/

Abaixo está o vídeo do festival. Se tiver dificuldades, acesse o link:
 http://www.youtube.com/watch?v=LQDQNxnzBaU




sábado, 11 de junho de 2011

Conhecendo um pouco da história da Companhia Infanto-Juvenil da Funceb...








A Cia de Dança Infanto-Juvenil da Funceb é formada por alunos do Curso Preparatório da Escola de Dança da Funceb. São crianças e adolescentes que participam dos níveis educativos em dança que este curso propõe, e que por meio desta linguagem artística, são estimulados a desenvolver sua força  potencial para exprimir-se plenamente através da dança. A companhia foi criada em 2010, com o objetivo de incentivar os alunos a desenvolver suas capacidades e conhecimento na linguagem da dança, a superar seus limites, a fortalecer o espírito de grupo, a compreender o outro, a realidade em que vivem e estimular o desenvolvimento da capacidade de re-significar a sociedade em que  vivem através da arte.  
A história  da companhia, entretanto, surge bem antes dela se firmar como tal,  a partir da criação da coreografia Dora,  pelo professor e coreógrafo Denny Neves, em 2008,  para atender à demanda do festival do final de ano do Curso Preparatório, que na ocasião homenageava  Dorival Caymmi. Após a estréia do espetáculo, a coreografia foi convidada para participar de importantes projetos de Dança como o Casa Aberta e Tangolomanguinho I  e II, tendo se apresentado em espaços  como Teatro Vila Velha, Escola de Dança da UFBA e Pelourinho Cultural.
Nasceu, então, o desejo de estruturar o grupo em uma companhia, com  uma carga horária maior, experienciação  de outras linguagens em dança  e de um processo coreográfico mais intenso. Um processo seletivo foi realizado com os níveis mais avançados do curso, dando  oportunidade a outros alunos de também participarem do elenco. Hoje a companhia conta com 16 integrantes e este ano serão abertas  mais cinco vagas.
É necessário abrir  um espaço aqui para falar dos professores  desses alunos, responsáveis pela formação dos mesmos. Dentro do curso, os integrantes do grupo têm diferentes mestres, uma vez que nem todos estão cursando o mesmo nível. O Curso Preparatório corresponde a 11 anos de formação, sendo divididos em 04 anos chamados de Iniciação e 08 anos denominados de Níveis formativos. Para  participar da companhia foi feita uma seleção com alunos dos Níveis 03 a  06.  Nessas etapas, os estudantes têm aulas com os professores de Balé Clássico: Janahina Cavalcante, Antônio Válter Leone, Denise Torraca, Lúcia Helena Ribeiro e Patrícia Leitão; de Danças Afro-Brasileiras:  Denny Neves, Soyane Lèwaketú e Marilza Oliveira; de Dança Moderna: Simone Lisete - técnica de Isadora Duncan e Vera Passos e Deise Gabriele - técnica de Rosângela Silvestre. Além dessas aulas, os participantes possuem aulas extras de Balé Clássico com Lúcia Helena Ribeiro e Patrícia Leitão, de Técnica Silvestre com Vera Passos e professor Denny Neves fica responsável pela aulas de Danças Brasileiras e pelas coreografias da companhia. Essa última responsabilidade é dividida com outros coreógrafos a depender  do momento e  demanda de trabalho da escola.
Desde sua formação enquanto companhia de fato, a Cia Infanto-Juvenil de Dança da Funceb participou do  Encontro das Culturas Identitárias, apresentando-se para centenas de  mestres da cultura popular, com a presença do  Governador  do Estado, Exmo. Sr. Jacques Wagner. Participou também  do último evento realizado para o então presidente da República, Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva (2010). Este ano, apresentou-se  no evento Dança em Cena, promovido pela Escola de  Dança da Funceb em parceria com as academias de Dança de Salvador  no Teatro Castro Alves; no Festival Viva Dança, dentro do Casa Aberta, Teatro Vila Velha e no Ballance Festival Nacional de Dança, em Camaçari, na Grande Salvador. Apresenta-se no Pelourinho Cultural dia 19 deste mês  em comemoração aos festejos juninos e atualmente prepara-se para um novo espetáculo , com estréia prevista  para julho, no Teatro da Livraria Cultura no Shopping Salvador,  numa parceria com a Palco Quatro. Muita história teremos ainda por contar.



* Veja o vídeo da coreografia Dora, uma participação especial da companhia no show de lançamento do CD "Samba de Roque" da cantora baiana Clécia Queiroz, uma gravação histórica, uma vez que  essa coreografia marca o início da companhia. Veja também a participação da companhia no Teatro Vila Velha - Projeto Casas Aberta  (2011).  Se tiver dificuldade acesse  os links:
http://www.youtube.com/watch?v=aB5O6XSPx6w  e  http://www.youtube.com/watch?v=MfmG6-i31dw

Se quiser também conhecer o trabalho do Projeto Tangolomanguinho, onde a companhia também participa, acesse o link http://www.youtube.com/watch?v=T-LLfGY7eAk